Skip to content
Tudo Notícias HighTecNotícias e Curiosidades sobre Tecnologia

Smartphone – Saiba tudo a respeito dos cuidados que são precisos ter

06/02/2018 0 comentários Artigo Smartphones e Telefones sem Fio

O mundo atualmente acha-se mais conectado, basta possuir um Smartphone nas mãos para ter alcance a divertimento sem fim e a informações quase ilimitadas. Porém, o grande ponto é: Será que a frequente presença dos celulares em nossas vidas é tão vantajosa quanto parece? Vários estudos indicam que o uso em excesso de Smartphones afeta não somente nossa saúde e relações sociais, nossa inteligência e capacidade de concentração também estão sendo lesadas.

A presença dos Smartphones remove o foco dos indivíduos

pessoas-viciadas-em-smartphone, O educador suplente de McCombs, Adrian Ward e co-autores, fizeram experimentos com quase 800 usuários de celulares com o intuito de aferir, quão bem os indivíduos podem completar os afazeres na ocasião em que estão com seu Smartphone nas imediações, mesmo sem utilizá-lo. Em um teste, os estudiosos pediram aos integrantes do exame que se sentassem em um PC e efetuassem uma sucessão de testes que requeriam concentração integral para marcar satisfatoriamente as soluções. Os testes foram orientados para mensurar a capacidade cognitiva disponível dos integrantes – ou seja, a habilidade do cérebro de manter e processar dados em qualquer período.

Antes de iniciar, os membros foram treinados por acaso para botar seus celulares na mesa com a frente direcionada para baixo, na bolsa ou no case individual, e ainda em outro cômodo. Todos os integrantes foram instruídos à botarem seus iPhones no padrão silencioso. Os cientistas perceberam que os integrantes com os telefones deixados em outro aposento superaram muito aqueles com seus telefones na banca, e eles ainda superaram relativamente os integrantes que preservaram seus celulares num case pessoal ou mochila.

Os resultados sugerem que a mera existência de um celular reduz a capacidade intelectiva disponível e prejudica o funcionamento cognitivo, ainda que os indivíduos sintam que encontram-se dando toda atenção e empenho na atividade em foco.

” A gente vê uma predisposição linear a qual indica que, ao passo que o Smartphone acaba por se tornar mais visível, a capacidade intelectiva disponível dos integrantes cai “, disse Ward. “Sua mente consciente não está pensando em seu celular, porém esse método – o processo de requerer que você não pense em alguma coisa – utiliza alguns de seus recursos mentais limitados. É uma fuga de capacidade [cognitiva]”.

Em outro teste, os especialistas verificaram como a dependência de um telefone influencia a capacidade cognitiva de um ser humano – ou por qual razão um indivíduo sente que precisa ter um Smartphone para superar uma capacidade cognitiva típica do dia-a-dia. Os participantes efetuaram a mesma sequência de experiências com base em computador que o grupo inicial, e foram aleatoriamente chamados para manter seus Smartphones próximos na mesa da frente, com a face para baixo, no case particular ou bolsa ou em outro aposento. Nesta experiência, alguns integrantes inclusive foram instruídos a desligarem seus telefones.

Os especialistas descobriram que os integrantes que eram os mais necessitados dos seus celulares mostraram um aproveitamento menor comparando-se com os parceiros menos dependentes, entretanto apenas no momento em que eles mantiveram seus Smartphones na banca, no bolso ou mochila. Ward e seus companheiros ainda verificaram que não interessa se o celular de uma pessoa estava ligado ou desligado, ou se achava-se deitado de frente para cima ou de frente para baixo em uma mesa. Ter um celular à vista ou de simples acesso reduz a capacidade de uma pessoa concentrar-se e efetuar tarefas, já que parte do seu cérebro acha-se trabalhando intensivamente a fim de não pegar ou usar o telefone.

“Não é que os integrantes estavam distraídos pois percebiam notificações em seus telefones “, informou Ward. “A mera presença de seu celular foi suficiente para diminuir sua inteligência “.

O celular afeta as interações em sociedade

celular-atrapalha-relacionamentos, Os celulares são capazes de afetar as interações pessoais somente por sua presença, mesmo quando não estão em utilização, de acordo com novos apontamentos. 2 estudos evidenciaram que, se um Smartphone é visível durante uma comunicação, faz com que as pessoas se sintam menos positivas com a pessoa com quem conversam. As descobertas sugerem que interagir com seu celular ou meramente deixá-lo à vista no decorrer de um jantar romântico ou uma reunião com um amigo poderá ser um sério erro social.

Psicólogos que comandaram os testes na Universidade de Essex reconhecem que os celulares desencadeiam mecanicamente pensamentos sobre redes sociais mais amplas, minimizando o nível de empatia e compreensão nas conversas cara a cara. ” Em ambos os apontamentos, achamos evidências de que o celular é capaz de ter efeitos maléficos na proximidade, sintonia e qualidade da conversação. A presença de um telefone celular é capaz de levar os humanos a refletir em outras pessoas e acontecimentos fora do seu ambiente social imediato. Ao fazê-lo, eles desviam a atenção de uma experiência interpessoal que ocorre na ocasião para se reter numa multiplicidade de certas preocupações e interesses”, esclareceu o cientista principal, Andrew Przybylski.

No primeiro teste, um grupo de psicólogos pediu a 37 pares de pessoas estranhas que passassem 10 minutos conversando uns com os demais acerca de um evento relevante que aconteceu na vida delas no mês passado. Os integrantes se sentaram em cadeiras numa cabine reservada e um Smartphone foi colocado em uma mesa próximo da metade deles. Para a outra metade, um caderno foi posto no mesmo local ao invés de um celular. Após o fim de seus diálogos, todos os integrantes responderam questões sobre a pessoa que conheciam, que foram classificadas utilizando modelos de avaliação psicológica padrão. Os especialistas verificaram que as pessoas que conversavam com um telefone celular perceptível nas proximidades eram substancialmente menos efetivas em comparação aos outros integrantes sobre a pessoa que acabavam de conhecer. Eles eram menos propícios a aceitar opiniões como ” é provável que meu companheiro e eu possamos nos tornar amigos se interagirmos bastante”.

Em um segundo estudo abrangendo 34 pares distintos de estranhos, alguns foram convidados a conversar com relação a um tópico qualquer, enquanto outros tiveram que conversar acerca dos ” acontecimentos mais marcantes do ano passado “. Semelhante ao primeiro estudo, a metade dos pares conversou com um celular botado em uma banca próxima e metade com um caderno no mesmo lugar. Ter uma conversa “significativa” no lugar de uma conversa com relação a tópicos mundanos elevou os sentimentos de proximidade e segurança em seu companheiro para os participantes que avistaram um caderno no decorrer de seu bate-papo. Entretanto o semelhante efeito não aconteceu para aqueles que possuíam um celular situado nas imediações.

“Esses resultados demonstram que a presença de celulares é capaz de interferir nas relações humanas, um efeito que é mais explícito quando indivíduos estão discutindo assuntos pessoalmente importantes”, asseguraram os especialistas.

Os estudos foram os primeiros gerados para ver estritamente os efeitos de um Smartphone existente na conversa face a face. Os cientistas disseram que uma pesquisa adicional seria capaz de avaliar se a existência de um telefone de fato causa alterações excepcionais no comportamento dos indivíduos ou somente suas assimilações da experiência.

Luzes do Smartphone proporciona danos não reversíveis aos olhos

smartphone-prejudica-os-olhos, Nos tempos atuais, é praticamente impossível passar o dia sem olhar a tela da tv, do computador ou do telefone celular. Um estudo efetuado pela Millward Brown Brasil e NetQuest no ano de 2016 mostrou que o brasileiro gasta mais de três horas por dia de frente ao celular. Entre os adolescentes, a média é muito maior: quatro horas. E o uso excessivo destes aparelhos tem aumentado a ocorrência de problemas de visão. A luz azul violeta emitida por TVs, Smartphones, PC’s, tablets e inclusive por lâmpadas de LED são capazes de ocasionar danos não reversíveis, consoante a diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, Marcia Beatriz Tartarella. “O efeito da radiação por fototoxicidade vai se acumulando nas células da retina, e isto motiva a degradação da mácula, área nobre da visão”, reitera.

Os primeiros traços de problemas alusivos a esse tipo de luminosidade não se manifestam de imediato. Consoante a profissional, é impossível perceber patologias a curto prazo, mas qualquer sinal de esgotamento visual, impressão de olhos com pouca umidade, irritação ocular e até coceira, deve ser examinado por um especialista.

Vice-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, José Augusto Alves Ottaiano esclarece que piscamos menos quando estamos em contato com a tela de PC’s ou Smartphones, além de exercermos maior pressão a fim de que a visão permaneça focada. “Nós piscamos em média 15 vezes por minuto. Esse é o número necessário para uma ótima lubrificação lacrimal. No entanto, em casos de tensão, os quais demandam um foco bastante grande da nossa visão, essa porção pode se diminuir a quatro, cinco vezes a cada minuto. Isto produz uma sobrecarga ocular”, diz o médico.

O expert ainda fornece certas dicas para minimizar o impacto da luz:

  • Para quem atua em escritório, por exemplo, o aconselhado é que o microcomputador ache-se constantemente na mesma linha da visão. Se estiver acima, a musculatura ótica demora mais tempo para renovar a superfície lacrimal, deixando o olho desidratado.
  • Não se deve alongar a permanência em frente à tela. Interrupções a cada 2 horas auxiliam a evitar maiores adversidades.
  • Ar condicionado similarmente desidrata os olhos e expande os transtornos causados pela iluminação, principalmente em ambientes de tamanho menor como dentro do carro.
  • É importante lembrar de ajustar as configurações de cada tela para que o brilho se regule consoante a iluminação do local. Locais pretos não carecem de um alto brilho no display do celular.

A ausência de zelo prolongado nesses casos pode causar enfermidades nos olhos como a catarata e presbiopia, além de problemas nas regiões da córnea, retina, mácula e cristalino, conduzindo à perda de visão progressiva. A luz azul encontra-se também presente em lugares externos e, por essa razão, o uso de óculos escuros com proteção para raios uv é recomendado.

“Há radiação da luz azul violeta pelo sol em pequena quantidade, contudo isso tem crescido graças à perda da camada de ozônio, que defende a poluição ecológica”, garante Tartarella.

Outra hipotese é o uso de lentes fotossensíveis, que ajustam-se segundo a iluminação do lugar e dos dispositivos com tela. “O mercado atualmente já tem tratamentos especiais que proporcionam conforto e proteção em qualquer ambiente ”, conclui a oftalmologista.

Uso demasiado do telefone celular causa complicações na coluna

smartphone-prejudica-a-coluna, Cada vez mais existente na rotina das pessoas, os celulares ou tablets são ferramentas que as auxiliam, tanto no trabalho, quanto no entretenimento. As leituras constantes feitas nesses dispositivos faz com que o leitor obtenha uma postura automática que, consoante seu tempo de duração e a resistência da inclinação, tem probabilidade de ocasionar determinados problemas. A text neck, como é conhecida essa postura da inclinação da cabeça e coluna para a leitura nestes equipamentos, pode se tornar uma preocupação mundial da fase da tecnologia, segundo pesquisadores, por afetar uma expressiva e crescente parte da população.

“A utilização do celular faz com que o indivíduo tenda a encurvar a cabeça e o pescoço para frente. Esta inclinação mantida por diversas horas no decorrer do dia e por bastante tempo tem chance de ocasionar uma série de incômodos. Dor no pescoço, dor de cabeça e dor nas costas são os centrais”, comenta o ortopedista Jefferson Leal, professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.

Segundo Leal, a inclinação da cabeça para frente é natural, fisiológica e inofensiva nas circunstâncias do cotidiano que não demanda mais que vários segundos na posição. Porém, para cada grau de inclinação da cabeça para frente na posição em pé, a pressão no interior dos discos da coluna do pescoço aumenta. “Com quinze graus de inclinação para frente, a compressão dentro do disco quase triplica. Com sessenta graus, a pressão aumenta 6 vezes”, elucida. “Agora, olhe a sua volta e observe quantas pessoas usando o celular em pé e com o pescoço inclinado para frente. Suponha esta pressão sobre o pescoço por diversas horas e por muitos anos. Certos estudos indicam que essa postura ruim é capaz de ser o motivo do envelhecimento prematuro do disco intervertebral”, acrescenta.

Além dos problemas como dores de cabeça e na coluna, esse tipo de postura pode ainda originar deterioração antecipada do disco intervertebral. “A postura ruim ainda pode reduzir a capacidade pulmonar e mais esporadicamente estar relacionados à depressão, enfermidades do coração e oftalmológicas”, relata o ortopedista.

Como maneira de prevenção ou atenuação nestes problemas, Jefferson Leal aconselha movimentar a cabeça e pescoço diversas vezes ao dia e fortificar os músculos do pescoço forçando a cabeça contra sua resistência utilizando as próprias mãos, tanto para frente como para trás. Além do mais, ficar em pé junto a uma parede com os membros estendidos e impulsionar o peito para frente para fortificar “ os músculos da boa postura ”. Ele inclusive sugere olhar para o telefone mais com os olhos do que com cabeça.

Consoante o professor, na ocasião em que os indícios tornam-se persistentes e não amenizam com a diminuição do uso do celular ou da admissão dessas ações corretas pode sugerir gravidade, sendo recomendado buscar um médico.

Tags: smarthphone

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Categorias

  • Hardware de Computadores
  • Inovações Tecnológicas
  • Inteligência Artificial
  • Outros
  • Realidade Virtual
  • Smartphones e Telefones sem Fio

Posts recentes

  • Ferramentas Essenciais para Eletricistas – Conheça todas
  • Vale a pena ser eletricista em BH? CONFIRA A VERDADE!
  • Saiba tudo sobre Energia Fotovoltaica!
  • Realidade Virtual vs Aumentada – Conheça todas as diferenças (mesmo!)
  • Conheça como não ter um celular hackeado

Tags

bateria bitcoin celular cinema drone fone tecnologico fone tradutor realidade virtual. realidade aumentada smarthphone smartphone tecnologia

Copyright Tudo Notícias HighTec 2021 | Theme by ThemeinProgress | Proudly powered by WordPress