
Vale a pena ser eletricista em BH? CONFIRA A VERDADE!
Vale a pena ser eletricista em BH? As pessoas que estão no caminho de começar uma nova profissão muitas vezes podem ficar assustadas com a falta de oportunidade de algumas áreas. E sem dúvida nenhuma uma outra grande parte também já viu em algum lugar que ser eletricista é uma boa ideia.
A cidade de Belo Horizonte é uma cidade grande, que está crescendo a ponto de ganhar proporções de uma metrópole. Sendo a terceira maior capital da região sudeste do país.
Na maioria dos casos é importante notar que cidades grandes favorecem a possibilidade de serviços para quem está começando uma carreira. Mas não é saudável pensar que existe alguma possibilidade de ficar em uma profissão perfeita.
A área da eletricidade, indiscutivelmente tem uma demanda muito grande em relação às demais. E o principal ponto de definição do seu sucesso é realmente a formação empregada antes de começar a trabalhar.
Com um certificado respeitável é possível mostrar que você tem conhecimento suficiente e pode realmente ter resultados mais sólidos.
Por isso, antes de continuarmos nosso assunto, recomendo clicar no link a seguir para conferir o melhor curso de eletricista em BH.
De qualquer forma, o objetivo hoje é mostrar se ser um eletricista em BH vale a pena.
Por isso vou destrinchar as principais informações sobre a profissão. Assim como entregar ideias que mostram como esta profissão está em uma crescente demanda na capital.
Vamos conferir?
Ser eletricista em BH: vale a pena?
Não é de hoje que existem dúvidas sobre este assunto, afinal de contas esta é uma cidade um tanto quanto diferente das outras. É uma região mais separada do eixo Rio – São Paulo, com uma grande variedade de subregiões e bairros.
Mas hoje gostaria de te mostrar uma visão que eu tenho em relação a minha experiência no setor. Onde você vai poder ver como aplicar melhor as suas habilidades.
Ser eletricista em BH vale a pena pelo salário
Ao notar a média de remuneração na cidade é possível notar faixas salariais um pouco mais elevadas que a média do estado. Isto acontece exatamente porque o custo de vida de uma cidade grande costuma ser bem mais elevado do que a média.
Mas quando verificamos a remuneração dos eletricistas em geral, o preço pago por trabalhos rotineiros, ou mesmo o valor salarial costuma ser ainda mais elevado. Isto denota que a profissão está em maior demanda por esta região.
De fato é importante notar este fator já que com o tempo a tendência é que a remuneração aumente de acordo com a experiência. Assim como é positivo para os que trabalham como autônomos encontrar maiores valores com clientes.
Possibilidade de ampla atuação
Belo Horizonte é uma cidade de grande porte, e por isso é possível encontrar excelentes oportunidades em vários setores.
O mais comum é realmente trabalhar com manutenções em ambientes domésticos. Isto acontece porque você tem à sua disposição um número muito maior de casas do que empresas em geral ou lojas.
Sem contar que os vizinhos normalmente costumam recomendar uns para os outros profissionais para resolver problemas corriqueiros. Assim é possível estar sempre com a agenda cheia de trabalhos.
E quanto maior a demanda, maiores valores você pode cobrar, deixando aqueles clientes difíceis e que gostam de pechinchar para os que estão começando e precisam de prática.
Entretanto, é importante dizer que as oportunidades não param por aí. Como toda cidade grande, a tendência é que parte das zonas residenciais passe a ter um crescimento vertical. O que exige uma mão de obra especializada de eletricistas prediais.
Outro ponto interessante é a presença de várias indústrias, entre elas há serviços dos mais simples, até aqueles que vão exigir uma responsabilidade e atenção maiores. Isto porque há a questão da potência elétrica muito elevada, que pode gerar acidentes graves.
Então, minha recomendação direta para você é que esteja com o maior número de certificações possíveis.
O que um eletricista pode fazer em Belo Horizonte?
Primeiramente é importante notar que um eletricista não precisa ficar engessado na mesma função para sempre. Existem inúmeras coisas que podem realmente ser feitas para garantir um resultado de qualidade.
Eu diria que as mais comuns são as relacionadas a manutenção, principalmente em residências. Estas manutenções podem ser dos tipos:
Preditiva: Onde o eletricista encontra possíveis fontes de problemas que ainda irão acontecer. Como por exemplo uma fiação feita com o material errado, que tem a tendência de se derreter com o calor e causar maiores estragos, até mesmo um incêndio de origem elétrica.
Preventiva: Neste caso o eletricista encontra algo que não é necessariamente um erro, mas que pode ser otimizado para evitar ser uma causa de algo no futuro. Podemos dizer por exemplo que ele, ao abrir um interruptor para fazer uma instalação, acabou encontrando uma ligação mal feita. Ela ainda funciona, mas começará a apresentar problemas com o tempo e por isso precisa ser refeita.
Corretiva: Este é o tipo mais comum de manutenção. Aqui você já encontra um problema em andamento, que muitas vezes até impede que algo funcione ou mesmo pode gerar algum risco. Assim o eletricista intervêm removendo qualquer problema.
Mas não é só de resolver erros que o eletricista vive. Um profissional devidamente qualificado e com a certificação correta consegue também trabalhar ativamente em toda a instalação de um imóvel.
Ele pode tanto fazer o projeto elétrico daquele imóvel, como também ler, interpretar e implementar ele na prática.
Como começar?
Se você mora em outra cidade do estado, talvez não seja a melhor ideia se mudar para Belo Horizonte para trabalhar. Entretanto pode ser interessante para você fazer vários trabalhos na sua cidade e assim ganhar bastante experiência.
Em geral este é o caminho mais recomendado. Espero que estas informações tenham sido úteis. Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar.
Até a próxima dica!
